A importância TIC na Educação Especial
Tornando nosso um "velho" sonho de Tom Stonier, um dos precursores das TIC na educação, "gostaria de assegurar que todas as crianças do mundo tivessem direito a um sistema computacional em rede... e a uma avó". Essa colocação faz crer que a necessidade deverá ser para todos os estudantes sem exceção e faz lembrar o grande bem e contribuição nossas avós nos ofereceu para nos tornar grandes pessoas. Essa nova necessidade de transformação na educação no mundo atual nos torna um incansável investigador. Tal como em todas as outras áreas, também na educação os investigadores têm tentado descobrir como é que a tecnologia poderá ser integrada em contexto de sala de aula, com o objetivo de beneficiar as crianças na aquisição das suas mais variadas aprendizagens. Os computadores são vistos como instrumentos que favorecem a aprendizagem das crianças, dado que constituem uma forte motivação em diversos conteúdos. E importante referir que os resultados alcançados nos permitiram validar as nossas hipóteses de investigação, contribuindo assim para determinar a importância das TIC na promoção de uma escola inclusiva. Assim, e entre outros aspectos,devemos lembrar que as mudanças acontecem quando temos uma base solida nos apoiando, precisa haver um investimento e credibilidade dos poder públicos. Vale salientar que, os docentes de educação especial vem mostrando o quanto à educação inclusiva, estar ligada as atribuição dando maior importância às TIC na promoção de uma escola inclusiva. Paralelamente a estas conclusões, foram tecidas algumas recomendações que gostaria de destacar para mim as mais relevantes.
– Todas as Salas de Recurso Multifuncional ser instalado computadores;
- Melhoria no acesso à Internet;
- Melhores condições de funcionalidade;
- - Mais equipas de apoio/centros de recursos no âmbito das TIC na educação especial ou existência de centros de recursos na própria escola;
- Melhorar a motivação dos docentes;
_maior aceitação da responsabilidade do professor pela sua própria aprendizagem e desenvolvimento em TIC" e que se verificasse "maior sensibilidade por parte das estruturas organizacionais e de liderança do nosso sistema educativo".
Pesquisa realizada: WWW.educare.pt
Blogs: ICT, Inclusão de Componentes Tecnológicas
Incluso
Nenhum comentário:
Postar um comentário